19 outubro 2006

O Porquê deste Blog

Esta é minha segunda investida para manter um blog. Em meu blog anterior eu desejava ser mais eclético, e acho que isso comprometeu um pouco o resultado e fiquei desmotivado.

Agora, minha estupefação com os rumos deste país, minha surpresa diante das escolhas de nosso povo, minha revolta com as justificativas estapafúrdias daqueles que defendem o indefensável me deram força para esta nova empreitada. A esperança de que ainda subsista alguma sanidade nesta terra alienada ainda se mantém, mas o meu (infelizmente) infalível senso lógico aponta na derrocada final da dignidade. Por isso, decidi que não verei os valores que recebi desde minha infância (honestidade, verdade, respeito, honra, trabalho, sabedoria, cultura...) sucumbirem ao oportunismo, à mentira, à ganância, à falta de vergonha sem lutar. Não sou profeta para recorrer à velha imagem do pregador solitário no deserto, mesmo porque não estou sozinho neste embate: ainda há gente lúcida neste país, mas aqui irei dizer o que penso. Não desejo convencer ninguém, mas apenas deixar, em cada post, uma semente para reflexão por aqueles que não se deixaram entorpecer pelas falácias dos manipuladores da verdade.

Com este espírito inauguro este blog, onde fincarei minha pequena bandeira contra a vergonha nacional. Aqui tentarei dar minha contribuição à divulgação da verdade em que acredito, sempre com respeito à divergência, desde que respeitosa. Tentarei prosseguir com este objetivo, esperando ansiosamente o dia em que o nome deste blog deixe de representar a realidade.

Àqueles que desejarem me agüentar, agradeço.

2 Comentários:

At 10:19 PM, Blogger Ronald Pinheiro disse...

pretendia pôr uma citação de Tolkien, que era oportuna para o texto, mas não encontrei. Isto porque procurei n'O Senhor dos Anéis, quando ela estava n'O Silmarillion, uma história tão eletrizante quanto o famoso tomo, e mais curta.
Como não podia deixar de ser, é uma frase de Gandalf (também chamado Mithrandir, "peregrino cinzento" no idioma élfico inventado e estruturado pelo brilhante lingüista Tolkien).
"Muitos são os estranhos acasos do mundo, e, quando os Sábios tropeçam, a ajuda costuma vir das mãos dos fracos."

Retomo a argumentação anterior: nós, blogueiros, somos os fundamentos de uma nova forma de conscientização política. Não sozinhos, naturalmente. nunca poderíamos reivindicar tal exclusividade. Mas alguém que se dispõe a colocar suas reflexões para o mundo, eventualmente para virar vidraça, presta uma contribuição inestimável à liberdade de pensamento: torna-se mais uma voz no "Coral dos Ainur" (mais uma vez Silmarillion, hehe) que a blogosfera permite existir.
E, uma vez que os "Grandes" e "Sábios" têm tropeçado, às vezes em falta de ética, às vezes em inépcia, às vezes (e meritoriamente) na defesa dos princípios democráticos, a ajuda pode vir das mãos dos "fracos" blogueiros, que unidos formam uma rede de opinião capaz de segurar o obscurantismo que assoma como as torres de Barad-dûr (Senhor dos Anéis).
Forte abraço.

E fique à vontade para me visitar!

Forte Abraço

 
At 12:55 PM, Blogger Manoela disse...

Quem te aguentar?Quem identificar-se com você?

Acho que muitos o aguentam ou indentificam-se com você. A questão é a ignorância que muitas vezes, reveste-se em uma cômoda desculpa de não saber o que fazer, nos deixa adormecer na idéia de impotência e de que atodoar-se com esses questionamentos é perder a oportunidade de fazer sua parte como ser humano, já que como cidadão (exercício do voto) não está sendo tão eficaz assim...

 

Postar um comentário

<< Home